Governo Forte, Povo Respeitado!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TANGRAM - FUNDAMENTAL I

  
SEQUENCIA DIDÁTICA COM O TANGRAM

             Atualmente a Escola de Ensino Fundamental Eliés Haun tem desenvolvido juntamente com  o Projeto  Vila Aprendiz e apoio da Prefeitura Municipal de Uruçuca, saídas para  espaços fora da escola,  geralmente são: praça, fazenda, e a sede do escritório do Projeto Vila Aprendiz conhecido como  a ‘Casazul’.
            Durante o mês de setembro a 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental desenvolveram uma sequência didática com o jogo Tangram.

             O tangram é um jogo com formas geométricas, onde têm sete peças são elas: 5 triângulo:2 grandes, 1 médio e 2 pequenos, 1 quadrado, 1 paralelogramo. Originário da China, este jogo exige do participante criatividade, imaginação e paciência, o interessante que além de quebra cabeça as peça cortadas a partir de um quadrado o tangram pode representar uma grande variedade de seres como: casa, barco, homem, peixe...).

As regras básicas são as seguintes:

Tem que utilizar as 7 peças;
As peças têm que estar deitadas;
As peças têm que se tocar;
Nenhuma peça pode sobrepor-se a outra.


  • Objetivos:

  • Trabalhar o raciocínio;

  • Podem ser criadas figuras livremente ou pode-se tentar reproduzir diversas figuras e a partir das reproduções, criarem frases e textos;

  • Apresentar a Matemática de forma divertida;

  • Trabalhar com as formas geométricas básicas;

  • Resolução de problemas, coordenação motora e habilidades nas tarefas propostas.
Trabalho em equipe.
Desenvolvimento da sequência didática:
1º dia- Apresentação do jogo à criança (De onde veio? O significado da palavra tangram? Quem inventou o jogo?), destacando as peças que compõem o quebra cabeça;
2º dia- Confeccionar o jogo com a turma com diversos materiais (papelão, giz de cera, papel oficio, cola, recortes de revistas);
3º dia- Depois das peças confeccionadas, trabalharem com construção de novas figuras a partir das peças do tangram e com as mesmas criar textos.
4º dia- Agora é o momento da apresentação onde serão expostos os jogos confeccionados e as produções textuais com figuras das peças do tangram.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário