Governo Forte, Povo Respeitado!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TANGRAM - FUNDAMENTAL I

  
SEQUENCIA DIDÁTICA COM O TANGRAM

             Atualmente a Escola de Ensino Fundamental Eliés Haun tem desenvolvido juntamente com  o Projeto  Vila Aprendiz e apoio da Prefeitura Municipal de Uruçuca, saídas para  espaços fora da escola,  geralmente são: praça, fazenda, e a sede do escritório do Projeto Vila Aprendiz conhecido como  a ‘Casazul’.
            Durante o mês de setembro a 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental desenvolveram uma sequência didática com o jogo Tangram.

             O tangram é um jogo com formas geométricas, onde têm sete peças são elas: 5 triângulo:2 grandes, 1 médio e 2 pequenos, 1 quadrado, 1 paralelogramo. Originário da China, este jogo exige do participante criatividade, imaginação e paciência, o interessante que além de quebra cabeça as peça cortadas a partir de um quadrado o tangram pode representar uma grande variedade de seres como: casa, barco, homem, peixe...).

As regras básicas são as seguintes:

Tem que utilizar as 7 peças;
As peças têm que estar deitadas;
As peças têm que se tocar;
Nenhuma peça pode sobrepor-se a outra.


  • Objetivos:

  • Trabalhar o raciocínio;

  • Podem ser criadas figuras livremente ou pode-se tentar reproduzir diversas figuras e a partir das reproduções, criarem frases e textos;

  • Apresentar a Matemática de forma divertida;

  • Trabalhar com as formas geométricas básicas;

  • Resolução de problemas, coordenação motora e habilidades nas tarefas propostas.
Trabalho em equipe.
Desenvolvimento da sequência didática:
1º dia- Apresentação do jogo à criança (De onde veio? O significado da palavra tangram? Quem inventou o jogo?), destacando as peças que compõem o quebra cabeça;
2º dia- Confeccionar o jogo com a turma com diversos materiais (papelão, giz de cera, papel oficio, cola, recortes de revistas);
3º dia- Depois das peças confeccionadas, trabalharem com construção de novas figuras a partir das peças do tangram e com as mesmas criar textos.
4º dia- Agora é o momento da apresentação onde serão expostos os jogos confeccionados e as produções textuais com figuras das peças do tangram.


 





Projeto Puxada: Alunos do fundamental II confeccionando o material para expor no varal











PROJETO PUXADA - Fundamental II

O Projeto PUXADA é fruto de um curso de formação em Arranjo Educativo Local oferecido pela organização Cidade Escola Aprendiz - São Paulo em parceria com o Instituto Arapyaú e apoio da Prefeitura Municipal de Uruçuca, em Serra Grande, município de Uruçuca-Bahia, ao longo do ano de 2010. O projeto tem como objetivo a valorização e o resgate da identidade individual e comunitária dos habitantes da vila, através do fortalecimento da auto-estima das crianças, jovens, adolescentes e idosos e a integração de espaços comunitários de Serra Grande, através da construção coletiva de uma trilha, que terá como linguagem elementos artísticos-visuais representativos da identidade cultural da vila de Serra Grande. Este Projeto está ligado aos trabalhos que vem sendo realizados pelo Instituto Arapyaú e a Escola de Ensino Fundamental Eliés Haun.A culminância da Puxada será nos dias 07, 08 e 09 de outubro 2010, como parte do II Festival da Vila Aprendiz e em homenagem à Primeira Festa dos Pescadores em Serra Grande. Acontecerão diversas atividades, tais como: conserto de duas jangadas, confecção de duas velas, trabalho artístico em fotografias de e paisagens, oficina de poesia, oficina de músicas em homenagem aos pescadores, oficina de ornamentação para as velas, entre outras atividades.
A Puxada consistirá na construção de um grande VARAL que ligará fisicamente a praça à quadra. Inicialmente serão penduradas nele todas as atividades dos alunos.
No primeiro momento nos reunimos com os professores para discutir a execução das atividades e depois fizemos o trajeto da praça à quadra para visualizar os lugares onde o varal será colocado. 
Retornamos à Casazul para fazer os trabalhos que serão propostos aos alunos. Veja as fotos abaixo. 









segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • Atividades preventivas em relação à dengue.
  • Atendimento odontológico e médico sempre que necessário;
  • Palestras envolvendo temas: alimentação saudável, doenças crônicas, dependência química.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Perfil da comunidade de entorno

Aos poucos a infra-estrutura disponibilizada para população vem sendo melhorada, pois o turismo vem crescendo e os demais setores acompanham, como: acessibilidade aos transportes para locomover as pessoas aos seus trabalhos e as escolas, projetos estão sendo apresentados nas escolas com a perspectiva de dar uma nova realidade a educação da localidade, estão sendo dadas mais assistência a saúde e medidas de saneamento básico estão sendo tomadas, para garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

Perfil dos estudantes


O perfil dos alunos que freqüentam a escola de Ensino Fundamental Eliés Haun, na faixa etária de seis anos até cinqüenta anos aproximadamente.

Estrutura física da escola

A estrutura física da escola de Ensino Fundamental Eliés Haun em Serra Grande precisa de uma reformulação e ampliação dos espaços educativos.

Estrutura organizacional da escola

A atual gestão iniciou o trabalho em fevereiro de 2009, completando no dia 02/08/2010 um ano e seis meses de atuação, ela é composta de equipe gestora (Direção, vice-direção, coordenação, secretária de ensino, supervisão), professores, e funcionários. Temos como característica principal a implantação da gestão participativa na escola, onde todas as ações a serem desenvolvidas são construídas coletivamente.

Diretora: Carla Freitas Fernandes Farias.

Vice-diretores: Christianno Rocha Paiva
                          Cosmiranda Lopes dos Santos

Coordenadoras pedagógicas: Cíntia CristianeSantos Oliveira.
                                                 Ionara Barbosa da Silva. 
                                                 Sarleth Enrik Céo Brandão.

Professores: 38.

Caracterização da escola

A Escola de Ensino Fundamental Eliés Haun foi fundada em 1985, inicialmente ela pertencia a uma escola Municipal chamada CEMUR (Centro Educacional do Município de Uruçuca), foi crescendo e tornou-se independente, passando a ser única escola de Serra Grande, o número de alunos foi cada vez mais aumentando juntamente com a população, então, foi assim que surgiu a necessidade de serem construídos mais dois prédios para atender a demanda de alunos ,apenas o fundamental I e II, mas em 2003 surgiu a necessidade de implantar o ensino médio nesta instituição de ensino para sanar os problemas que os alunos enfrentavam, pois precisavam se deslocar para estudar no município de Ilhéus, em 2010 o ensino médio foi desvinculado da escola e passou para ser obrigação do estado, sendo atendidos neste distrito mesmo. Atualmente os alunos estão distribuídos em três prédios, sendo atendidos nas seguintes modalidades de ensino: Fundamental I, II e EJA (Educação de Jovens e Adultos).



– Dados cadastrais da unidade escolar

*Unidade escolar:
Escola de Ensino Fundamental Eliés Haun


*Endereço:
Praça Pedro Gomes, S/N, Centro, Serra Grande / Uruçuca


*Telefone:
(73)3239-6278


*E-mail:
escolaelieshaun@hotmail.com


*Modalidades de ensino:
Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e EJA


*Quantitativo de alunos:
932 alunos